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O Programa de Qualificação de Operadoras (PQO) é uma inciativa desenvolvida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para avalição anual do desempenho das operadoras de planos de saúde. Tem como objetivos o estímulo da qualidade setorial e a redução da assimetria de informação, promovendo maior poder de escolha para o beneficiário e oferecendo subsídios para a melhoria da gestão das operadoras e das ações regulatórias da ANS.
A avaliação permite a comparação entre operadoras, estimulando a disseminação de informações de forma transparente e a redução da assimetria de informação, falha de mercado que compromete a capacidade do consumidor de fazer suas escolhas no momento da contratação ou troca de um plano de saúde.
Para ter acesso ao programa, pelo site da ANS, clique no link, abaixo:
Programa de Qualificação de Operadoras — Agência Nacional de Saúde Suplementar (www.gov.br)
Os resultados da avaliação das operadoras são traduzidos pelo Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS).
O IDSS é um índice composto por um conjunto de indicadores agrupados em quatro dimensões, dividido em:
I - Qualidade na atenção à saúde;
II - Garantia do acesso;
III - Sustentabilidade no mercado;
IV - Gestão e regulação;
O calculo é realizado através das informações enviadas pelas operadoras à ANS.
Valores próximos a 1 (um) indicam que a atuação da operadora está em conformidade com o estabelecido pela ANS. Valores próximos a 0 (zero) indicam que a atuação da operadora está distante do esperado pela ANS.
Segue pontuação total, conforme Ano-base:
Ano base 2017: nota final 0,6828.
Ano base 2018: nota final 0,7182.
Ano base 2019: nota final 0,7742.
Ano base 2020: nota final 0,7635.
Ano base 2021: nota final 0,5707.
IDSS DA APAS/PV 2023 (ANO BASE 2022): 0,6421
0,6421
Pontuação das dimensões básicas, entre os anos de 2017 e 2022 da APAS/PV.
1 – IDQS – QUALIDADE EM ATENÇÃO À SAÚDE: Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada.
Pontuação: Ano-base 2017 - NOTA 0,3210
Ano-base 2018 - NOTA 0,4240
Ano-base 2019 - NOTA 0,4920
Ano-base 2020 - NOTA 0,5241
Ano-base 2021 - NOTA 0,494
Ano-base 2022 - NOTA 0,5357
2 – IDGA – GARANTIA DE ACESSO: Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de redes de prestadores.
Pontuação: Ano-base 2017 - NOTA 0,6216
Ano-base 2018 - NOTA 0,6579
Ano-base 2019 - NOTA 0,8109
Ano-base 2020 - NOTA 0,7278
Ano-base 2021 - NOTA 0,3959
Ano-base 2022 - NOTA 0,3857
3 – IDSM – SUSTENTABILIDADE NO MERCADO: Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromisso com prestadores.
Pontuação: Ano-base 2017 - NOTA 1,0000
Ano-base 2018 - NOTA 1,0000
Ano-base 2019 - NOTA 0,9950
Ano-base 2020 - NOTA 0,9875
Ano-base 2021 - NOTA 0,6785
Ano-base 2022 - NOTA 0,8857
4 – IDGR – GESTÃO DE PROCESSOS E REGULAÇÃO: Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.
Pontuação: Ano-base 2017 - NOTA 1,0000
Ano-base 2018 - NOTA 0,9366
Ano-base 2019 - NOTA 0,8000
Ano-base 2020 - NOTA 0,9166
Ano-base 2021 - NOTA 1,0000
Ano-base 2022 - NOTA 1,0000
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