ACESSE SUA CONTA | Acesso Beneficiário Acesso Prestador |
Em razão do aumento do número de internações e óbitos por COVID-19, no nosso município; a Vigilância Epidemiológica de Presidente Venceslau emitiu nota técnica com orientações sobre o isolamento e quarentena para os casos positivos de COVID-19:
Segue as dicas:
- O período de isolamento deve ser de 14 dias corridos, cumprido esse prazo, o paciente será liberado desde que não tenha apresentado sintomas nas últimas 24 horas. Pessoas que tiveram contato próximo ou que moram na mesma residência que o paciente suspeito/ confirmado também devem respeitar o período de quarentena de 14 dias.
- O paciente em isolamento ou quarentena não deve sair a rua (exceto para assistência médica) ou ter contato com outras pessoas até que o período estipulado pelo médico tenha passado.
- Não se deve receber visitas
- Caso o paciente em isolamento e os moradores em quarentena estejam recebendo auxilio de familiares e amigos com alimentação e itens essenciais, a entrega não deve ser feita com contato. Sugere-se que os objetos e alimentos sejam deixados no portão e retirados apenas quando não houver pessoa por perto.
- Toalhas de rosto e banho, garfos, facas, colheres, copos devem ficar separados e utilizados apenas pelo paciente e higienizados frequentemente.
- Se possível, o paciente com sintomas deve ficar em cômodo separado da residência e não compartilhar o banheiro com outros moradores.
- Se a residência tiver apenas um cômodo, o sofá, cadeiras e o colchão não devem ser compartilhados e o uso de máscara é essencial durante todo o tempo e as refeições não devem ser feitas em conjunto.
- Limpeza frequente da casa com álcool 70% ou cloro/quiboa diluído na proporção uma xicara de café para um litro de agua.
- Caso haja apenas um banheiro, após o uso, o paciente deve desinfetar as superfícies com álcool 70% ou desinfetantes, antes de ser utilizado por outra pessoa. Exemplos de superfícies a serem limpas: torneira, maçaneta, interruptores, vaso sanitário, descarga, box e registro do chuveiro.
- Pasta de dente, sabonete e toalha de rosto não devem ser compartilhados. A escova de dentes e cabelo do paciente suspeito ou infectado devem ficar separadas das demais.
- A janela do cômodo ocupado pelo doente deve ficar aberta para ventilação e entrada de luz solar, porem a porta deve ser mantida fechada.
- Somente a pessoa infectada ou suspeita deve ter contato com a sua roupa e roupa de cama, sendo recomendado embalar em saco plástico para ser levado até o tanque ou máquina de lavar. As roupas devem ser lavadas separadamente das de outros moradores e a máquina ou tanque desinfetados após o uso, inclusive a parte externa.
- Deixar uma lixeira apenas para uso do paciente isolado. Quando cheio, o saco de lixo deve ser fechado antes de ser despejado em outra lixeira. Se possível marcar o saco com uma fita vermelha ou identificar.
- Lavar ou higienizar as mãos continua sendo extremamente necessário.
Fonte: Vigilância epidemiológica de PV - Jornal Tribuna Livre
Horário de funcionamento: das 8:00 às 17:00 de Segunda a Sexta-feira
Endereço: Rua Duque de Caxias, 343 - Centro - CEP 19400 000 - Pres. Venceslau -SP
Fone/Fax: (18) 3271-3230 / 3271-3322
ouvidoria@apaspv.com.br
A ouvidoria é um canal de comunicação e tem a responsabilidade de receber reclamações, sugestões, elogios e consulta. Sua contribuição é fundamental para que possamos sempre melhorar nossos serviços.